Módulo FOLD: Privacidade Pessoal 02
Privacidade Pessoal: Vida Diária, Deslocamentos, Familiares.
Encontre mais conteúdos assim aqui no Substack, em nosso Discord ou entre em contato em nosso Twitter (X): Hugo Quinteiro, Investidor Descentralizado.
Esse artigo é patrocinado pela melhor plataforma de criptomoedas sem KYC, a Sovereign Swap. Compre cripto, pegue empréstimos, sem KYC e com diversas formas de pagamento chamando no Telegram @sovereignswap.
O artigo completo, assim como todo o suporte e discussões fechadas são disponibilizadas para usuários Premium.
Privacidade em Casa
Como criar um ambiente doméstico livre de vigilância
O lar é um refúgio, onde buscamos proteção e liberdade de interferências externas. Para garantir a privacidade nesse ambiente, é importante adotar medidas que evitem a vigilância indesejada, seja por dispositivos conectados ou observadores externos. Proteger a casa não envolve apenas trancar a porta ou a segurança digital, mas também o controle sobre o que os outros podem ver ou inferir sobre sua rotina.
Segurança de Dispositivos Conectados
A tecnologia moderna trouxe dispositivos como câmeras de segurança, smart TVs e assistentes virtuais para dentro de nossas casas. Esses dispositivos podem ser úteis, mas também representam um risco à privacidade. Medidas como a revisão das configurações de privacidade, o uso de senhas fortes e a constante atualização dos dispositivos são essenciais para evitar que sejam acessados por terceiros.
Também é importante avaliar que outras pessoas na casa ou nas proximidades terão acesso ao sinal que eles emitem, podendo pegar algum nome relevante ou até mesmo tentar forçar acessos remotos.
- Segurança da Rede Wi-Fi: Garantir que sua rede doméstica esteja protegida com criptografia (preferencialmente WPA3) é fundamental para manter hackers e outros intrusos fora do alcance dos seus dados pessoais. Gosto de recomendar que usem redes ocultas, afinal, o nome da sua rede pode ser algum indicativo para terceiros. Outro detalhe a ser avaliado e que pode entregar mais dados que o normal é a Wi-fi “Apartamento 301” ou “Família Silva”. São dados pequenos mas que não precisam ser prontamente entregues para qualquer pessoa com um celular nas proximidades.
- Câmeras Internas: Posicione câmeras de forma estratégica, cobrindo apenas áreas externas ou de entrada, evitando lugares como quartos e banheiros. Além disso, prefira dispositivos que armazenem as gravações localmente, em vez de enviá-las para servidores na nuvem. É muito comum vermos câmeras internas sendo hackeadas, então, se possível, reforce a segurança das mesmas ou melhore seu posicionamento.
Proteção contra Observação Externa
Muitas vezes, a privacidade em casa pode ser comprometida por algo simples como janelas abertas, sombras projetadas ou padrões de iluminação previsíveis. Cuidar desses detalhes pode impedir que vizinhos ou passantes observem suas atividades pessoais.
- Janelas e Cortinas: Mesmo com cortinas fechadas, é possível que sombras e movimentos sejam projetados, entregando padrões de comportamento ou ações realizadas dentro de casa. Usar cortinas mais espessas ou cortinas blackout pode ser uma solução eficaz para evitar essa exposição indesejada.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Investidor’s Substack para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.